Educação para o Trânsito: Na Sala de Aula e no You Tube
- Leonardo Campos
- 19 de set. de 2024
- 14 min de leitura
Reportagens, programas televisivos e campanhas podem ser recursos valiosos para promoção da educação para o trânsito em sala de aula.
O uso de audiovisual nas dinâmicas em sala de aula é algo que, todos nós sabemos, funciona muito bem. O recurso que mescla imagem e vídeo possui natureza pedagógica e promove, além de entretenimento, distribuição de informações que permitem ampliar os níveis de aprendizagens diante dos conteúdos trabalhados ao longo de jornadas no Ensino Fundamental, Médio, Superior, além das engrenagens dos autodidatas. Quem vos escreve, por exemplo, aprendeu recentemente a fazer uma série de pratos nutritivos e saborosos por meio de receitas disponíveis nas mais diversas plataformas. O que muita gente envolvida com educação não sabe ou, nalguns casos, evita a preocupação, é a maneira como o recurso audiovisual será utilizado dentro e fora da sala de aula para melhorar a compreensão de determinados temas e permitir a emancipação intelectual de todos os envolvidos numa proposta educacional. Até nós, professores, aprendemos enquanto estamos preparando algo para articular com os nossos estudantes.
Aqui, não me refiro ao uso de narrativas exclusivamente documentais ou ficcionais. O propósito é o uso de reportagens, vídeos institucionais, campanhas publicitárias, dentre outros, materiais que podem carregar uma gama de sentidos imensa para promoção da reflexão numa imersão pedagógica. O que é preciso, por parte do mediador, é a devida organização, planejamento, observação da coesão e coerência em suas articulações, bem como o estabelecimento de objetivos traçados adequadamente. Não é chegar ao ambiente da sala de aula e exibir um vídeo e ficar somente no vazio do “o que vocês entenderam?”. É preciso articular com o livro didático, com uma apostila, criar questões para reflexão, associar com charges, tirinhas, infográficos, em linhas gerais, criar uma relevância para que o conteúdo seja compreendido como parte do processo de uma sequência didática. Aos leitores, uma breve história já contada em outro artigo publicado por aqui, memória problemática sobre este recurso, algo que gosto sempre de compartilhar com os pares profissionais que cotidianamente estão em suas missões pedagógicas.
Na época do vestibular, tive um professor de literatura que a cada aula, fazia questão de discorrer sobre a sua jornada de mestrado em Letras, na Universidade Federal da Bahia, com aulas frágeis que se continham a resumir os livros solicitados pelo processo seletivo, além de exibir filmes inspirados nestas produções. A estratégia do cinema é intensa, seja uma tradução direta do livro ponto de partida ou uma leitura comparada, mas no caso deste profissional, era meramente a exibição de um filme que, em seu desfecho, não gerava debates, comentários, não havia uma questão objetiva ou discursiva para nortear a atividade, em suma, um desastre pedagógico. A postura docente desta figura única em minha formação ainda é uma realidade em muitas salas de aula. Chegar e passar um vídeo com boas intenções não é o ideal. É preciso somar a intenção com a realidade, pois a sua compreensão do conteúdo não é igual a do outro. O mundo mudou muito recentemente e se nós não mudarmos, ficaremos distantes da realidade que parece nos espremer com suas evoluções tecnológicas frenéticas.
Estamos diante de estudantes cada vez mais formados pelas redes sociais, aplicativos e afins. É um manancial de informações para todos os lados que chega a ser sufocante. Neste processo, diante da possibilidade do recurso audiovisual numa sala de aula, o professor precisa sair de seu pedestal e atuar como mediador. Talvez ele saiba muito do assunto, mas vai encontrar jovens que também se interessam ou acessam aquele conteúdo que antes era cifrado, explicado em sala de aula e copiado pelos estudantes que clamavam pelo “envio dos slides para estudar”. Diante do exposto, caro leitor, o que pretendo aqui é refletir que o audiovisual em sala pode ser um grande contribuinte para tornar as aulas não apenas rizomáticas, isto é, enraizadas de acordo com a nossa realidade social interdisciplinar, mas também dinâmica, atrativa, promovedora de pessoas que possam ampliar as suas respectivas cidadanias ao ler e interpretar o mundo conforme ele realmente é: multifacetado, diverso, plural. Na sequência, apresentarei a proposta de 10 vídeos produzidos por instituições diversas. Do jornalismo ao material institucional.
A ideia é que você observe o conteúdo e como questões objetivas e discursivas norteadoras foram criadas para permitir que haja reflexão e direcionamento em suas aulas. O tema é educação para o trânsito, vinculado com tópicos de literatura e cultura. Se você prestar bastante atenção, compreenderá que a proposta também pode se ramificar para os campos de atuação da Física, Química, Biologia, História, Geografia, dentre outros componentes curriculares de nossa educação tradicional. Para o nível superior, cabe também articulações com diversos segmentos: Direito, Engenharia, Letras, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Enfermagem, etc. As oportunidades são numerosas, mas é você, como mediador de processos, a pessoa mais capacitada para estabelecer as relações que considerar pertinentes para tornar a sua jornada atrativa, inteligente e diversificada. Observe os modelos de questões e faça a adaptação com o seu contexto, não copiando meramente o padrão, mas transformando-o, combinado?
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=sFSWl_l7uWw. Material das questões 01 e 02.
Leia as alternativas. Reflita atentamente e interprete.
I – As situações trágicas que ocorrem cotidianamente no trânsito custam muito aos cofres públicos, numa realidade considerada 90% falha humana e 10% por outras circunstâncias, tais como as condições do tempo ou o estado das vias.
II – Os motociclistas que utilizam celular durante as suas travessias se colocam diante da vulnerabilidade, expondo-se ao perder a visão lateral, colocando-se em situações perigosas.
III – Atropelamentos em vias próximas ao estabelecimento de passarelas é uma realidade no território brasileiro, algo que reflete a falta de educação para o trânsito por parte dos pedestres.
IV – O trânsito é um espaço que requer muita atenção e raciocínio, principalmente diante da nossa assustadora realidade violenta na mobilidade urbana cotidiana.
Questão 01 | Com base no vídeo e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
a) todas as alternativas estão corretas.
b) todas as alternativas estão incorretas.
c) apenas a alternativa I está correta.
d) apenas as alternativas II e IV estão corretas.
e) apenas a alternativa II está correta.
Leia as alternativas. Reflita atentamente e interprete.
I – O Código de Trânsito Brasileiro, criado em 1997, é dinâmico e passará sempre por alterações, haja vista o interesse das autoridades e especialistas em diminuir os impactos das tragédias cotidianas de trânsito.
II – O excesso nos limites de velocidade e o uso de celular na condução são alguns dos principais problemas de nossa realidade.
III – O Código de Trânsito Brasileiro tem sentido punitivo, mas segundo os especialistas, seria melhor que tivéssemos uma sociedade que se comportasse educadamente e de forma continuada, tendo em vista o estabelecimento de uma mobilidade mais segura.
IV – De acordo com os depoimentos, muitos sequer conhecem a legislação, numa sociedade que precisa resolver as questões do trânsito tendo a educação como norteadora.
Questão 02 | Com base no vídeo e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
a) apenas as alternativas II e IV estão corretas.
b) todas as alternativas estão corretas.
c) apenas a alternativa II está correta.
d) todas as alternativas estão incorretas.
e) apenas a alternativa III está correta.
Leia as alternativas. Reflita atentamente e interprete.
I – O vínculo das questões impactantes das tragédias de trânsito deve ser realizado em associação com a Receita Federal e o campo da saúde, haja vista os impactos econômicos e sociais destes acontecimentos tratados como acidentes, mas que na verdade, são evitáveis.
II – A fiscalização é um tipo de medida antipática que mexe com todos os envolvidos na dinâmica do trânsito e ainda precisa lidar com questões constantes de nossa sociedade, tais como a politicagem e a falta de conscientização de muitos condutores e pedestres.
III – O trânsito em Brasília, durante muito tempo, era considerado um escândalo nacional no cenário da mobilidade, mudança realizada após muitas intervenções, em especial, as campanhas educacionais.
IV – Um dos depoimentos ironiza a falta de responsabilidade das pessoas que diminuem a velocidade em determinadas vias apenas para não ser multado.
Questão 03 | Com base no vídeo e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
a) apenas a alternativa II está correta.
b) todas as alternativas estão incorretas.
c) apenas a alternativa I está correta.
d) apenas as alternativas II e IV estão corretas.
e) todas as alternativas estão corretas.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=ITfjQifeGq4. Material das questões 04 e 05.
Leia as alternativas. Reflita atentamente e interprete.
I – O custo das vítimas envolvidas em tragédias de trânsito é debatido, além do destaque para a nossa realidade que era mais fatal para pedestres nos anos 1990, sendo hoje os motociclistas os mais acometidos.
II – A fiscalização é um tipo de “medida antipática” que mexe com todos os envolvidos na dinâmica do trânsito e ainda precisa lidar com questões constantes de nossa sociedade, tais como a politicagem e a falta de conscientização de muitos condutores e pedestres.
III – Mesmo com as mudanças, ainda vivemos os impactos de uma mudança desorganizada do êxodo rural para os espaços urbanos, bem como uma educação desvinculada da ideia de termos a bicicleta como um modal legitimamente respeitado.
IV – As tragédias de trânsito causam transtornos e podem ser tão mortais tanto quanto alguns outros problemas crônicos de saúde, tais como a AIDS e o câncer.
Questão 04 | Com base no vídeo e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
a) todas as alternativas estão incorretas.
b) todas as alternativas estão corretas.
c) apenas a alternativa III está correta.
d) apenas as alternativas II e III estão corretas.
e) apenas a alternativa IV está correta.
Leia as alternativas. Reflita atentamente e interprete.
I – Tragédias de trânsito, ocasionadas por comportamentos indevidos de condutores e pedestres, tem causado a morte e a invalidez de gente saudável, algo que mexe nas engrenagens econômicas de nossa sociedade, afinal, estamos refletindo sobre parte da população ativa.
II – O excesso de álcool e o abuso dos limites de velocidade são dois grandes responsáveis pelos sinistros de trânsito, num cenário de mobilidade que pede transporte público intermodal de qualidade como um dos caminhos para melhoria dos assustadores índices dos dados estatísticos.
III – O trânsito é refletido como um espaço perigoso, cenário que carece de condutores mais educados e preparados, lugar de tensão que ocasiona sérios problemas de ordem psicológica para profissionais que atuam neste segmento.
IV – Alguns depoimentos ironizam o comportamento inadequado de condutores que se preocupam em agir corretamente diante do semáforo quando estão diante de algum fiscal ou recurso tecnológico de supervisão, como os pardais.
Questão 05 | Com base no vídeo e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
a) todas as alternativas estão corretas.
b) apenas a alternativa IV está correta.
c) apenas a alternativa III está correta.
d) apenas as alternativas II e III estão corretas.
e) todas as alternativas estão incorretas.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=ITfjQifeGq4. Material das questões 06 e 07.
Leia as alternativas. Reflita atentamente e interprete.
I – Qualquer quantidade de álcool pode ser considerada insegura e segundo uma pesquisa apresentada na produção, temos a hipótese de variação na qualidade da fiscalização como um dos motivos para a diferença nos padrões de consumo e infração para cada região brasileira.
II – Um dos depoimentos alega que o método de concepção da estrutura das vias brasileiras é dos anos 1980, projeto obsoleto, pois entendemos que as bases da pavimentação precisam estar seguras para que não haja problemas na mobilidade.
III – O uso de álcool na direção e o excesso de velocidade são apontados como as grandes celeumas para o índice de internações e ocupações em leitos hospitalares das vítimas de tragédias de trânsito.
IV – A pavimentação que permite a mobilidade de modais de vários tipos enfrenta as questões do clima, bem como o peso diverso dos automóveis, superfície que precisa ser eficiente para lidar com ações de penetração da chuva, trincas, dentre outros contratempos.
Questão 06 | Com base no vídeo e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
a) todas as alternativas estão incorretas.
b) todas as alternativas estão corretas.
c) apenas a alternativa III está correta.
d) apenas as alternativas II e III estão corretas.
e) apenas a alternativa IV está correta.
Leia as alternativas. Reflita atentamente e interprete.
I – A dança da mobilidade urbana modificou-se com o advento dos aplicativos de entrega de mercadorias, num cenário de aumento da frota, diminuição da velocidade e presença de engarrafamentos constantes.
II – A Lei Seca, em seus primeiros momentos, carecia de força na fiscalização, algo que foi organizado posteriormente com propostas mais assertivas.
III – O uso de álcool deprime o sistema nervoso e altera a atenção dos condutores, causando a diminuição dos reflexos e, concomitantemente, pondo a mobilidade em risco.
IV – Em algumas regiões do país, a comparação entre o consumo de álcool na direção entre homens e mulheres sofre variações, com diferença da região norte.
Questão 07 | Com base no vídeo e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
a) todas as alternativas estão incorretas.
b) todas as alternativas estão corretas.
c) apenas a alternativa III está correta.
d) apenas as alternativas II e III estão corretas.
e) apenas a alternativa IV está correta.
Leia as alternativas. Reflita atentamente e interprete.
I – Para vencer a violência constante no trânsito, os depoentes alegam que é preciso mais amor, carinho e respeito ao outro nos espaços de deslocamento, tendo em vista promover uma travessia segura pelas vias coletivas.
II – O conceito de ética é refletido, associado ao ideal de sua aplicação para um trânsito dinâmico, seguro e agradável para todos os envolvidos.
III – O vídeo reflete que em momentos diferentes, ocupamos espaços diferentes no cenário da mobilidade, por isso, numa dinâmica que envolve estresse, perigo e agressividade diante daqueles que se comportam sem educação no trânsito.
IV – Ser gentil, avisar ao condutor do lado que a porta do carro está aberta, ou então, o pneu está com problemas, é o que se espera de alguém educado para o trânsito, um gerador de gentilezas que exerce a sua cidadania praticando os seus direitos e deveres.
Questão 08 | Com base no vídeo e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
a) apenas a alternativa II está correta.
b) todas as alternativas estão incorretas.
c) apenas a alternativa I está correta.
d) apenas as alternativas III e IV estão corretas.
e) todas as alternativas estão corretas.
Leia as alternativas. Reflita atentamente e interprete.
I – Considerada por muitos como um modal que atrapalha, as bicicletas estão autorizadas a circular nas pistas onde os carros também trafegam, não sendo uma exclusividade desta modalidade de deslocamento apenas as ciclovias.
II – O trânsito é um espaço formado por seres humanos, não por personagens, num cenário que precisa respeitar o Código de Trânsito em suas observações sobre os cuidados do maior para o menor, isto é, automóveis, motociclistas, ciclistas e pedestres, nesta ordem.
III – Os altos índices de tragédias de trânsito custam muito aos cofres públicos e deflagram a necessidade de eficiência das campanhas educativas, inovadoras e humanizadas.
IV – É preciso entender o trânsito como um espaço social com pessoas que ocupam posições diferentes em momentos distintos, isto é, um pedestre num dia pode ser condutor noutro, por isso, precisamos de comportamentos educados e respeitosos constantemente.
Questão 09 | Com base no vídeo e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
a) todas as alternativas estão corretas.
b) todas as alternativas estão incorretas.
c) apenas a alternativa III está correta.
d) apenas as alternativas II e III estão corretas.
e) apenas a alternativa IV está correta.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=28YHFtjFSlw&t=1004s. . Material para resolução das questões 10 e 11. Leia as alternativas. Reflita atentamente e interprete.
I – Tratado como território de selvageria, o trânsito é apresentado na produção como um espaço de tensão, um ambiente que requer atenção redobrada e direção defensiva.
II – O documentário televisivo explora a correria como a responsável pela distribuição de sentenças de morte em nosso trânsito considerado caótico.
III – A produção analisa duas histórias trágicas e apresenta os atores sociais acometidos pelas situações de violência e descuido no cenário do trânsito brasileiro, desde as vítimas fatais aos que enfrentam o luto pela ausência de entes queridos.
IV – A narração do documentário, sensacionalista, evidencia as manobras perigosas que não permitem uma segunda chance para que comete erros, situações que culminam em tragédias evitáveis, casos as pessoas fossem mais conscientizadas no trânsito.
Questão 10 | Com base no vídeo e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
a) todas as alternativas estão incorretas.
b) todas as alternativas estão corretas.
c) apenas a alternativa III está correta.
d) apenas as alternativas II e III estão corretas.
e) apenas a alternativa IV está correta.
Leia as alternativas. Reflita atentamente e interprete.
I – O documentário jornalístico reflete sobre o poder do automóvel como uma perigosa arma no espaço da mobilidade urbana, numa produção que se escora no sensacionalismo para chocar, com repetições excessivas de depoimentos, perdendo um pouco a oportunidade de levantar mais pontos educativos no que tange aos tópicos da violência no trânsito.
II – Nos depoimentos, há deflagrada uma sensação de impunidade para os crimes de trânsito no cenário brasileiro, ações que deveriam sair da esfera culposa para a dolosa, tendo em vista fazer justiça de maneira mais assertiva.
III – Uma das vítimas apresentadas no documentário sofreu os percalços de ser carona de um condutor alcoolizado, responsável por uma tragédia que selou o destino enlutado de uma família.
IV – Com uma abordagem mais focada no sensacionalismo que radiografa a dor dos entrevistados, o documentário passa por questões educativas, mas se desdobra mais na captação do luto alheio para chocar os telespectadores.
Questão 11 | Com base no vídeo e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
a) apenas a alternativa II está correta
b) apenas a alternativa III está correta.
c) apenas a alternativa IV está correta.
d) todas as alternativas estão incorretas.
e) todas as alternativas estão corretas.
Leia as alternativas. Reflita atentamente e interprete.
I – Os incidentes de trânsito causam muitas lesões em nervos periféricos, além de fraturas e traumatismos de diversos tipos, numa realidade prejudicial para o equilíbrio econômico e humano de nossa sociedade que precisa de formações educacionais ainda mais sólidas e assertivas.
II – A produção reflete que por mais que seja visual, uma tragédia de trânsito também carrega impactos psicológicos, num cenário com muitas vítimas acometidas por traumas reversíveis, mas parciais, tornando-se incapacitadas de ser o que eram antes em suas práticas diárias.
III – As pessoas sempre acham que tragédias assim acontecem com os outros, mas não com elas mesmas, numa realidade que envolve excesso de velocidade, ultrapassagem indevida e uso do celular e álcool na direção como alguns dos principais problemas de postura no trânsito.
IV – Um dos relatos é sobre os caminhoneiros que “engolem a lua”, expressão utilizada para se referir aos motoristas que passam horas dirigindo, cansados, tendo em vista alcançar as metas da circulação de mercadorias e garantir o seu sustento, colocando-se, no entanto, em perigo.
Questão 12 | Com base no vídeo e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
a) apenas a alternativa III está correta. .
b) todas as alternativas estão incorretas.
c) apenas a alternativa II está correta.
d) todas as alternativas estão corretas.
e) apenas a alternativa I está correta.
Leia as alternativas. Reflita atentamente e interprete.
I – A junção da fiscalização, informação e educação pode redefinir o cenário de nossa mobilidade considerada pelos depoimentos como violenta e corrupta, com indivíduos que adquirem carteiras de habilitação por meios ilegais.
II – O uso do celular na direção e a ausência de condutores que dão seta corretamente para indicar mudança de rumo são alguns dos catalisadores de tragédias no trânsito.
III – O processo de formação de condutores é criticado pelos participantes, especialistas que investiram em reformulações das avaliações teóricas, anteriormente focadas na memorização, bem como reforçam a necessidade de punições mais firmes para educar a população.
IV – Um dos depoimentos comenta sobre a ironia de se ter regras iguais para uma sociedade desigual, alegando que é preciso valorizar os formadores de condutores e ter uma educação para o trânsito diluída nos mais diversos segmentos da educação em nosso país.
Questão 13 | Com base no vídeo e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
a) apenas a alternativa III está correta. .
b) todas as alternativas estão incorretas.
c) apenas a alternativa II está correta.
d) todas as alternativas estão corretas.
e) apenas a alternativa I está correta.
Leia as alternativas. Reflita atentamente e interprete.
I – A produção reflete que carecemos de uma atuação cívica melhor, com campanhas que precisam ser permanentes, não temporárias, indo além de eventos como o Maio Amarelo.
II – O uso do celular é um problema constante no cenário da mobilidade e só perde como infração para o excesso de velocidade e o uso inadequado de álcool na direção.
III – Criticamos muito o condutor que utiliza o celular na direção, mas também precisamos conscientizar os pedestres, pois muitos caminham e atravessam faixas com olhar vidrado em mensagens e demais utilidades de seus aparelhos tecnológicos.
IV – A mudança diante dos dados estatísticos que apresentam índices assustadores pode ocorrer assertivamente com maior eficiência do poder público, bem como uma postura cidadã da população em busca de reconfiguração comportamental e cultural.
Questão 14 | Com base no vídeo e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
a) apenas a alternativa IV está correta. .
b) todas as alternativas estão corretas.
c) apenas a alternativa I está correta.
d) todas as alternativas estão incorretas.
e) apenas a alternativa II está correta.
Acompanhe o gabarito e veja quais questões você acertou. Se for professor, remodele para a sua sala de aula. Reajuste as questões, adapte-a utilizando contos, crônicas e outras publicações relacionadas para promoção do debate. Invista na educação para o trânsito e faça de sua aula um momento de pleno exercício da cidadania.
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