top of page

Brainstorming: Fluxo de Criatividade em Projetos Pessoais e Profissionais

Saiba como a famosa "tempestade de ideias" promove a criatividade e o fluxo positivo nas dinâmicas individuais e nos trabalhos em equipe.


Brainstorming como fluxo de criatividade em dinâmicas pessoais e profissionais
Crédito da imagem: 071 News

Entrevista concedida ao jornalista Ronaldo Anunciação (Portal 071 News)


Professor Leonardo Campos: criatividade e produtividade são palavras-chave de suas últimas empreitadas de ensino e aprendizagem. Antes, no entanto, de entrarmos nas peculiaridades da sua oficina, explica para os nossos leitores o que é Brainstorming?


O Brainstorming é uma ferramenta que auxilia na geração de novas ideias, conceitos e soluções para assuntos diversos. É muito útil quando uma equipe deseja estabelecer, em um curto espaço de tempo, uma quantidade considerável de ideias para a resolução de um problema específico a ser resolvido. Com a prática, torna-se possível compreender melhor as causas de um problema para buscar o direcionamento das ações que permitirão soluciona-lo. O Brainstorming pode durar 30 minutos ou mais de uma hora, depende da proposta e da equipe envolvida, pois é um processo adaptável. As equipes não devem ser grandiosas, pois pode haver perda de foco. Depende da complexidade do tema a ser trabalhado. Acontece, como destaquei, em equipe, mas também pode ser uma atividade individual. Para funcionar bem é preciso ter transparência na definição do problema, algo que ao ser negligenciado, prejudica os resultados da ação, promovendo algo que é um recurso valioso na contemporaneidade: a perda de tempo. É preciso descrever o problema ou assunto para o qual os envolvidos estão em busca de ideias. Importante assegurar que todos tenham compreendido, para que caminhos equivocados não desviem a produtividade da ação.


Sendo uma ferramenta, o Brainstorming possui as suas regras e princípios. Aos interessados em colocar em prática, o que não deve ser esquecido no processo?


Cada aplicação vai variar conforme as necessidades do assunto/problema. E também dos perfis daqueles que estão envolvidos. Há, por sua vez, regras que podemos definir como “universais”. Primeiro, a suspensão do julgamento. É terminantemente proibido criticar as ideias apresentadas, pois tal postura pode causar inibição e desvio dos objetivos. A quantidade é algo muito importante. Quanto mais ideias, melhor. Partimos do macro para depois chegarmos ao micro. A liberdade total também é um caminho a ser pavimentado no Brainstorming. Nenhuma ideia deve ser considerada ruim para ser desprezada. Ela pode até não servir no final do processo, mas pode ser uma ponte para ramificação de outras ideias inovadoras. A mudança e a combinação também são elementos importantes. Em qualquer momento da sessão de Brainstorming, o gerenciador do processo pode permitir que alguém apresente uma ideia que seja uma combinação ou modificação de ideias já apresentadas por outro participantes, no entanto, esta ideia que foi ponto de partida deve ser mantida por lá para geração do relatório final. Ademais, é importante dar oportunidades de participação igualitárias para que todos tenham a chance de apresentar suas ideias. Para manter tudo organizado, aconselho que o responsável pela ação designe alguém para gerenciar o tempo. E defina se as ideias serão apresentadas de forma estruturada ou não estruturada, devidamente anotadas num quadro para que todos possam visualizar e interagir. É um direcionamento para evitarmos os famigerados mal entendidos, duplicidades, além de estimular o fluxo de criatividade dos participantes.


Brainstorming para criatividade em dinâmicas pessoais e profissionais
Infográfico: Brainstorming como fluxo de criatividade

Explica mais detalhadamente para o nosso público como funcionam as ideias estruturadas e as ideias não estruturadas?


Nas ideias estruturadas, o responsável pela sessão define um processo rotativo onde cada um possa sugerir uma ideia por turno. Caso a pessoa não tenha uma ideia no momento, passa a sua vez. No modelo não estruturado, os envolvidos apresentam as suas ideias a passo que vão surgindo. O gerenciador do processo, comumente chamado de facilitador, monitora bem próximo o esquema para assegurar que as regras sejam seguidas e que todos tenham oportunidade de participar. Já que estou detalhando as estruturas, importante destacar as suas variações. Temos o Brainwriting e o Brainstorming Individual. No primeiro caso, as ideias são anotadas em post-its ou pedaços de papel e passadas para o facilitador, Ele nota num quadro, flipchart, mas não identifica os seus autores. No segundo caso, pessoas que pensam melhor sozinhas podem aplicar o Brainstorming para geração de ideias em seus projetos pessoais e individuais. O uso de um mapa mental pode ser bem eficiente para este processo. Todas essas variações, importante ressaltar, funcionam também em ações de Brainstorming virtual. Para isso, é preciso fazer as adaptações de suporte, procurar aplicativos e sites que adequados para o compartilhamento das ideias dos envolvidos. A questão é usar a inteligência e adaptar.


Brainstorming para criatividade em dinâmicas pessoais e profissionais
Experiências do professor Leonardo Campos / (Reprodução)

Mas, professor Leonardo, depois da sessão com a equipe, as ideias geradas são apenas discutidas ou há outras ações envolvidas?


Ao passo que a sessão é finalizada, delineie o que cada ideia pretendeu destacar. Debata. É importante assegurar que todos tenham o mesmo entendimento no processo. Ao apresentar cada ideia, pergunte se alguém entre os envolvidos tem perguntas para fazer. Caso seja necessário, o autor pode explicar melhor uma ideia que alguém não tenha compreendido. Logo mais, elimine duplicatas. Se por acaso duas ou mais ideias passarem a mesma mensagem, o ideal é combiná-las ou eliminar as duplicidades. Caso não concordem, mantenha então as ideias intactas e separadas. É preciso empatia para o exercício do Brainstorming. E com a empatia vem a paciência e o diálogo com a Inteligência Emocional. Depois, reúna as ideias e classifique por temas e categorias. Dentro de cada compartimento, selecione as ideias que considerar como as melhores. Forneça um retorno aos envolvidos sobre o resultado final do Brainstorming e deixe transparente que a contribuição de todos foi fundamental para o processo. Gere um relatório e o que surgir disso, aplique na resolução do problema trabalhado na ação.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page